A vizinha toda noite liga o rádio bem alto e fica brigando para sintonizá-lo. O engraçado é que ela sempre ouve a mesma estação, chinesa
, com palavras indecifráveis e ditas rapidamente.
Hoje a programação é especial, com uma radionovela cheia de músicas melosas e vozes femininas fininhas, que parecem miar. E, tam-tam ta-tam!, clima de suspense, vozes masculinas entram em “cena” discutindo, talvez pela mão da frágil donzela.
Eu não entendo os diálogos, mas acompanho a trama pelos efeitos e trilha sonora. As notas musicais, assim como os sentimentos, são universais.
Entre combinações de dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, eu e a vizinha, que deve ser uma das muitas senhorinhas de Chinatown, compartilhamos a noite e o romance oriental.
Eu com minha pipoca doce e redes sociais, ela em sua poltrona, tomando chá, viajando nas ondas do rádio e pela minha imaginação.
Clique aqui e conheça o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio
Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.
Pingback: Retrospectiva de uma sonhadora inofensiva | Viagem e Voo