Fooooootball, Samba, Carnival and… Me

Ken é chinês[bb], completou 18 anos dia 2 de janeiro, acabou o colegial recentemente e tem como missão aprender inglês nos próximos 6 meses, para entrar em uma faculdade americana. Ele, assim como tantos outros de sua geração, é filho único e a esperança de seus pais, que hoje vivem no México[bb].

Your favorite ritmo is Samba!“, exclama Ken em meio a um exercício de duplas. Isso é a única coisa que ele sabe sobre o Brasil. Sua conterrânea, a doce e bilíngue Millhy (se diz Mili), que hoje vive no Panamá, pergunta se nós falamos espanhol, no que Abunazir, pai de cinco filhos na Árabia Saudita, logo responde: “Não, é portuguesa” e completa “i love footbal in Brasil“.

No começo, eu ficava um pouco incomodada com o fato dessas serem as únicas referências do meu país aqui fora, porém, o que sei sobre a China? Que esse é o ano da serpente e é a economia que mais cresce no mundo? E sobre a Arábia Saudita? Petróleo e Primavera Árabe?

Na verdade, durante os 2 últimos dias tenho aprendido mais sobre os países de origem dos meus colegas de classe. Cada traço, expressão e história pessoal diz muito sobre a realidade daquela nação.

Olhando atentamente para eles, percebi que cada um é embaixador de seu país e um quadro vivo sobre economia, cultura, valores e sonhos de sua pátria. E o melhor, sem censura.

Carrego comigo as cores do Brasil, na pele, cabelo, olhos e histórias. Tento ser o mais simpática e gentil possível, o que não é difícil aqui, para fazer valer cada sorriso que recebo ao contar que sou brasileira, terra do Carnaval, Samba, Futebol… e Minha.

Pés da Talita em um chão multicolorido

Onde meus pés estão?

Capa do ebook Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio Clique aqui e conheça o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

2 comentários sobre “Fooooootball, Samba, Carnival and… Me

  1. Talita, está sendo muito legal acompanhar suas experiências de viagem por aqui. Os textos estão ótimos! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *