As Crianças

Cercas, barracas, esgoto a céu aberto, banheiro limitado, sofrimento compartilhado, fome, sono, sede, medo, ausência de horizontes… E uma criança no meio, que representa milhares de tantas outras.

Parquinho superlotado com dezenas de crianças agasalhadas em roupas simples, velhas e sujas

Não há petróleo no mundo que pague seus dias vazios. Não há política internacional que explique a violência como rotina. Nas guerras sobram bombas e falta razão. As feridas, visíveis e silenciosas, ecoam para além do espaço físico. A escola, quando muito, é improvisada. Não há brinquedos, só armas. E os sonhos, que ainda nem nasceram, morrem na base da porrada.

Na pedra que vira bola, a infância resiste, persiste em ser lúdica no terreno árido dos adultos. Há mãos e olhos que se estendem, buscando o sol, o céu, um doce. De um lado para o outro, as crianças andam e correm muito, o tempo todo, a procura de algo que não sabem o nome, futuro talvez. E recebem visitas como ninguém. Cheias de sorrisos, de vontade de abraços, da curiosidade que as mantêm vivas. E nós, que optamos por ignorá-las nas notícias frias, de repente estamos ali, compartilhando um chá açucarado, com os pais que não têm renda, mas mantêm a honra.

Entre uma história triste e outra, achamos uma brecha para sorrir para quem, na porta, nos espreita E percebemos que não há guerra ao terror que justifique a dor de uma criança.

Para acompanhar os textos da viagem da Talita para o Oriente Médio, assine este blog preenchendo o campo de e-mail na coluna lateral. Não perca os próximos relatos!

Capa do ebook Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio Clique aqui e conheça o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *