Lançamento do meu primeiro livro “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”

Dizem que no Brasil o ano só começa hoje, o meu, porém, iniciou em dezembro, quando eu voltei da viagem mais marcante da minha vida, pelo Oriente Médio, e decidi compartilhar essa experiência com mais pessoas, através de um livro. No dia 18 de dezembro, apenas duas semanas após o meu retorno, lancei o financiamento coletivo para viabilizar o lançamento do Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio, mais que isso, decidi que todo o lucro com o livro seria enviado para os projetos que conheci na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Ao escrever o projeto no Catarse, porém, eu não sabia que essa experiência seria tão intensa e surpreendente, nem que mais de 700 pessoas colaborariam para esse sonho tornar-se real.

Sim, nós batemos a meta cinco dias antes do término do financiamento, mais que isso, conseguimos fechar o projeto com 120%, o que significa que arrecadamos R$ 36.205. \o/

capalivro

Confesso que eu tive medo de não conseguir terminar os textos dentro do prazo (menos de um mês!), das pessoas não se interessarem pelo livro e seu tema tão delicado, dos feriados no meio do caminho atrapalharem a nossa campanha (natal, ano novo e o carnaval no finalzinho), de gastar muito mais com a elaboração do livro do que eu havia planejado na minha conta de padeiro… Mas as coisas foram acontecendo de forma quase “mágica”. A começar pelos profissionais fantásticos, que usaram seu talento para alavancar esse projeto, de forma 100% voluntária:

  • A Ana Davini que sempre o apoiou e fez um trabalho fantástico como nossa assessora, através da sua empresa, a AD Comunicação.
  • O Pedro Gomes, que fez milagre ao editar o nosso vídeo de divulgação em menos de uma semana, nos ajudando a divulgar melhor a nossa proposta.
  • A Helaine Oliveira, que fez todo o projeto gráfico, a diagramação e até criou uma nova fonte para o livro.
  • O Angelo Whosoever, da Design Brazuca,  que fez os banners do projeto que usamos aqui no blog
  • O Gustavo Magalhães e a Carolina Maia, do Estúdio Miopia, responsáveis pelas ilustrações maravilhosas, que deram leveza ao livro e o tornaram tão mais bonito.
  •  O Tom Fernandes, do Estúdio da Palavra, que cuidou da revisão de todo o livro, várias vezes, corrigindo meus erros e tornando o texto mais fluído.
  • O Paulo Vieira, que me ajudou a fazer um pequeno guia sobre Turismo de Empatia mais interessante e completo.
  • Juliana Medeiros, nossa produtora editorial, que negociou de forma brilhante os valores com as gráficas.
  • E, claro, o Marco Gomes, que me apoiou antes, durante e depois da viagem, ajudou a colocar no ar o financiamento, fez algumas das fotos mais bonitas do livro e será essencial na logística das entregas! rs

O dia em que o financiamento começou coincidiu com o lançamento do primeiro podcast que gravei, o Nerdcast, depois vieram o BiboTalk e o Crentassos, programas de rádio de São Paulo e Pernambuco, programas de TV – o Encontro, na Globo, e o Conexão Jovem, na TV Novo Tempo -, as matérias em jornais e revistas, os posts em blogs e em portais… Sinceramente, eu não imaginava que conseguiríamos tanto espaço na mídia e agradeço muito aos amigos que nos ajudaram, além de nossa assessoria, claro! :)

Camiseta com ilustração do livro Turismo de Empatia

Camiseta com ilustração do livro Turismo de Empatia

No meio do caminho, muita gente se envolveu com o projeto, oferecendo os mais diversos tipos de ajuda, desde tradução para espanhol e inglês – obrigada Ana Elisa Soares e Priscila, da Face English Now -, até a estamparia das camisetas vendidas no financiamento – obrigada Edi, da Silk Attack. Isso tudo foi nos dando mais confiança e, antes mesmo de bater a meta, enviamos o livro para a gráfica, para conseguir cumprir com os prazos do projeto. Deu certo! Faremos o lançamento ainda nesse mês! E, o melhor, em quatro capitais: São Paulo (24 de fevereiro), Rio de Janeiro (25), Brasília (26) e Goiânia (27). 

Nós vamos divulgar os horários e locais na próxima semana, junto com o convite para os que contribuíram com esse sonho. Agradeço muito a você que acreditou nessa causa, que se interessou pelas histórias e vai ajudar dezenas refugiados no Oriente Médio com a gente.

Obrigada, muito obrigada! :)

Capa do ebook Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio Clique aqui e conheça o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

2 comentários sobre “Lançamento do meu primeiro livro “Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *