Os resultados de um ano de Turismo de Empatia

Um livro que ajuda senhoras em situação de vulnerabilidade social a aprender a ler, no Rio de Janeiro. Um livro que estudantes de uma escola na Bahia usam para debater a questão do refúgio. Um livro cujo os direitos do autor são integralmente investidos em um projeto social que atende refugiados na Jordânia. Um livro que patrocinou um time de futebol de crianças que fogem do Estado Islâmico, no Iraque, para que elas pudessem participar e vencer um campeonato local. Um livro que garantiu alimentos, roupas e brinquedos para dezenas de famílias que perderam tudo por conta da guerra. Um livro que inspira pessoas a superar seus medos e preconceitos e embarcar em uma viagem de voluntariado no Oriente Médio. Um livro que aproximou milhares de leitores das histórias e realidade de seres humanos que não têm escolha. Um livro que foi lançado de forma independente, através de um financiamento coletivo, que contou com a colaboração de mais de 700 pessoas. Um livro que  nasceu de um diário de viagem, sem pretensão, mas com um propósito claro: construir pontes através das palavras.

Eu me sinto muito honrada e grata por ser a autora desse livro, que não é perfeito ou imune à críticas, mas que se tornou um meio importante para transformações e ações poderosas. Ele não é fruto apenas do meu trabalho, mas do empenho de diversos profissionais, que doaram seu tempo e talento para que esse projeto fosse possível. Afinal, ninguém faz nada realmente grandioso sozinho.

Hoje esse livro está nas principais livrarias do país, inclusive, em falta em algumas regiões, e já inspirou trabalhos de faculdade, palestras, aulas e apresentações. Mas o mais importante, através dele muitas pessoas estão ampliando seus horizontes e sendo inspiradas a agir, em favor de um mundo mais justo e humano.

E como esse trabalho nunca foi sobre o dinheiro, aqueles que ainda não conseguiram ler o livro, mas têm interesse, podem baixar o pdf da primeira edição gratuitamente aqui. Essa é a melhor forma de comemorar um ano de Turismo de Empatia, compartilhando o nosso sonho e facilitando o acesso a ele.

Mas se você preferir ter a segunda edição impressa – que é linda e conta com alguns textos e detalhes a mais -, é possível encontrá-la na Livraria Cultura, na Saraiva e na Livraria da Travessa.

Comemore com a gente e boa viagem! :)

Talita Ribeiro

Essa é uma pequena galeria de fotos sobre a nossa história :)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Capa do ebook Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio Clique aqui e conheça o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

2 comentários sobre “Os resultados de um ano de Turismo de Empatia

  1. Este projeto marcou minha história de vida, afetou minha cosmovisão e expandiu minhas fronteiras. Sou grata a vc, Talita, por me incluir neste universo, sem reservas!

  2. Que bacana! Baixei o livro para conhecer esse trabalho incrível. Meu sonho também é viajar pelo mundo ajudando quem precisa. Maravilhoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *