Sobre o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

Segunda edição, pela Enkla

Capa da 2ª edição do livro da Talita Ribeiro, pela editora Enkla

A segunda edição do livro Refugiados no Oriente Médio já está disponível no site e nas lojas físicas da Livraria Cultura, clique aqui e compre agora!

Neste livro, a jornalista Talita Ribeiro conta histórias que viveu e ouviu durante as semanas que passou entre refugiados de guerra na Jordânia e no Curdistão Iraquiano. Em paralelo, a autora dá dicas turísticas dos locais que visitou e apresenta um passo a passo de como embarcar em uma viagem em que o foco são as pessoas, e não os lugares. “Refugiados no Oriente Médio” é o primeiro livro da coleção “Turismo de Empatia”, que nasce de questionamentos e curiosidades tão fortes que nos fazem sair da zona de conforto e entrar em um lugar desconhecido e sagrado: o coração do outro.

Como nasceu o projeto

Encarei meus medos e embarquei em uma viagem que poucos pensam em fazer neste momento. Desembarquei na Jordânia e no Iraque, fui a campos de refugiados, estive perto (50 KM!) do Estado Islâmico, conheci o novo e reconheci a fé e a esperança. Do lado de cá, ficaram o marido, a família, os amigos, de olhos e ouvidos atentos, os meus primeiros leitores e maiores incentivadores.

É por conta disso que esse projeto existe, para contar parte das histórias que ouvi e vivi em meio aos refugiados sírios e iraquianos, e para ajudar os projetos que conheci durante essa viagem, já que 100% do lucro será doado diretamente para eles.

A ideia é compartilhar com o máximo de pessoas as crônicas que escrevi no período em que estive na Jordânia, Curdistão Iraquiano e até um pouquinho na Turquia, além de dar dicas mais “turísticas” sobre as atrações que visitei em cada país e as delícias que experimentei.

Minha participação no programa Encontro com Fátima Bernardes

Projetos Beneficiados

Família Aziz (Jordânia)

Há diversos motivos para apoiar essa família brasileira que, junto com uma equipe local, já ajudou milhares de refugiados através de:

  • distribuição de cestas básicas, roupas, móveis e medicamentos.
  • microcrédito para a abertura de pequenos comércios.
  • clínica médica e odontológica para atendimento gratuito.
  • centro comunitário com escolinha para crianças e curso profissionalizante para mulheres.
  • eventos junto a comunidade cristã local para restauração de igrejas e negócios destruídos pelos terroristas.

Tive o prazer de conviver durante quinze dias com a equipe local desse projeto, visitando refugiados, ajudando no atendimento, distribuindo medicamentos e alimentos… E vi de perto o quanto a atuação deles é importante, não só entre os refugiados cristãos, mas também entre os muçulmanos. E, principalmente, na urgente missão de trabalhar a reconciliação entre diferentes grupos religiosos, em prol de um futuro mais pacífico.

Top Brazilian Sport Academy (Iraque)

No Curdistão Iraquiano fui muito bem recebida pelo fundador dessa escolinha de futebol que, após o Estado Islâmico tomar cidades importantes do país, como Mossul, também começou a treinar gratuitamente crianças e jovens refugiados, que vivem em campos ou em casas alugadas (mas quase sem nenhum móvel =/ ). Acredito muito no potencial do esporte, para ajudar a superar esse momento difícil e também distrair e divertir um pouco essas crianças.

Quem já falou sobre o livro Turismo de Empatia

Folha de S. Paulo; A Tribuna de Santos; Jovem Nerd; Encontro com Fátima Bernardes

11 comentários sobre “Sobre o livro Turismo de Empatia: Refugiados no Oriente Médio

  1. Pingback: Turismo de Empatia: lançamento do meu primeiro livro - Viagem e Voo

  2. Bom Dia Talita!
    Fiquei impressionada com a sua trajetória e quero muito ler seu livro.
    Como faço para adquirir?
    Sou de Curitiba.
    Parabéns pela sua iniciativa. E despreendimento.
    Ana

  3. Pingback: Spin the Globe: Talita Ribeiro | Chicken or pasta?

  4. Talita, quero parabenizá-la, pela sua iniciativa, não apenas de lançar o livro, mas de ir a um lugar tão distante. Sabemos que a situação dos refugiados é super séria e muitos com o passar do tempo fecham os olhos, pois a situação já se perdura há um tempo e a vida acaba seguindo e muitos sendo esquecidos. Vou comprar o livro e indiquei a uma série de amigas, pois acredito juntos e unidos somos mais fortes. Um grande Beijo!

  5. Pingback: Escrever é só o que ela sabe fazer – Marco Gomes

  6. Pingback: "Você não tem medo?"

  7. Talita, te encontrei através da página do seu esposo. Fiquei fã de vocês. Seu livro será minha próxima aquisição literária.
    Que Deus os abençoe.

  8. Pingback: Os resultados de um ano de Turismo de Empatia - Viagem e Voo

  9. Pingback: Airbnb - Como usar e listas com casas e quartos legais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *